Dicas de auto ajuda

O termo auto ajuda significa a melhoria em qualquer área que é conduzida pela própria pessoa, com recurso a algumas técnicas.
A forma mais usual da auto ajuda é leituras de informações gratuitas relacionadas com a área, contato com pessoas que esteje também na mesma situação. Hoje o numero de pessoas que precisam se auto-ajudar é grande como também o numero de livros com objetivos de auto ajuda.
Grupos de auto ajuda
Os grupos de auto ajuda proporcionam algumas vantagens que os profissionais não conseguem alcançar, como a amizade, a troca de experiências e a sensação de união dos participantes. Os grupos de doenças de saúde são dos que mais grupos de auto ajuda têm, sendo o mais conhecido de todos talvez os Alcoólicos Anônimos, que ajudam pessoas com problemas com a bebida.
Livros de auto ajuda
Já existem escritos sobre auto ajuda desde há muitos séculos atrás, com grandes filósofos e pensadores a darem a conhecer as suas teorias daquelas épocas. Os ditados e provérbios são um bom exemplo das mensagens que são transmitidas através de pequenos pensamentos e que conduzem a uma reflexão profunda de quem a lê pela primeira vez.
Indicação de Livro: O segredo
Temas de auto ajuda populares
Como já se viu, a auto ajuda pode ser de qualquer tema, mas há alguns mais populares, como Desenvolvimento Pessoal (gestão do tempo, gestão de stress, liderança, motivação) e saúde.
Os livros técnicos podem também ser considerados de auto ajuda, porque ensinam atividades técnicas como desenhar, tocar piano, nadar, jogar xadrez, etc. É só pensar em algum tema que queira aprender e certamente encontrará um livro sobre auto ajuda relacionado.
Problemas da auto ajuda
Um dos maiores problemas da auto ajuda são os resultados milagrosos que alguns autores dizem. Temos que tomar muito cuidado pois alguns prometem resultados de dietas entre outros em até 24 horas. Por isso, quando se fala em auto ajuda (e em qualquer outra coisa) deve ter em atenção as soluções fáceis, porque elas não existem.
Informe-se, antes de comprar um livro ou um programa áudio, sobre o autor e conheça o que outros compradores dizem sobre o livro. O site da Amazon, por exemplo, tem as análises dos leitores e por aí consegue saber se a maioria das opiniões é positiva ou negativa e quais os comentários negativos que apontam ao produto.
Deverá olhar para a auto ajuda como uma forma de se desenvolver em várias áreas e estar sempre a aprender e a melhorar as suas condições físicas e psicológicas. Seja através de livros, fóruns na Internet ou grupos de pessoas com os mesmos desejos, o importante é que a auto ajuda faça de si uma pessoa melhor depois de passar pelo processo.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates